Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

I Jornada Científica da Liga de Combate ao Câncer

Com o intuito de aprofundar nossos conhecimentos, adquirir mais informações e ter algumas ideias para montar os posts do blog participamos nos dias 27,28 e 29 de setembro da primeira jornada científica da Liga de Combate ao Câncer da UnB.
O câncer foi abordado de maneira bem geral, havendo na palestra a multidisciplinaridade em oncologia. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, físico médico, fisioterapeutas, odontólogos e psicólogos deram palestras que mostravam como cada área pode atuar em relação ao câncer, além de falarem da doença em si, do como ela ocorre, tratamentos, prevenção, entre outros. A atuação desses profissionais e o avanço da medicina fazem com que os pacientes consigam prevalecer mais tempo com o câncer, tendo na maioria das vezes qualidade de vida.
As primeiras palestras ressaltaram alguns motivos do câncer ser atualmente a segunda causa de morte no Brasil, falou-se da maior expectativa de vida e das suas possíveis consequências para o surgimento da doença como: alterações cromossomais que modificam a expressão de genes; aumento da exposição aos fatores de risco, por exemplo, radiação UV, que pode contribuir na produção de fatores que indutores de melanona. As mudanças nos hábitos de vida da população como: pouca prática de exercícios físicos, alimentação não balanceada, stress, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o fumo também foram alvo das discussões, sendo bastante relacionados ao câncer. As ações das células neoplásicas (metástases e angiogênese), tratamentos químicos e psicológicos, cuidados paliativos e diversos outros assuntos ligados a neoplasias fizeram parte de outras palestras ministradas durante essa jornada científica.
A partir dos conteúdos discutidos durante a liga, abordamos alguns dos temas no nosso blog, buscando aproveitar ao máximo o conhecimento adquirido durante o evento, e tentando repassá-lo ao leitor de forma clara e objetiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário