Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Pré-Projeto

Câncer é uma palavra que ainda é tem grande peso na sociedade e falar nessa doença ainda é um tabu. Apesar de todo o avanço tecnológico alcançado pela medicina atual, todos os anos milhares de pessoas são diagnosticadas com a doença e muitas chegam a óbito em função desse mal. As neoplasias, como o câncer é conhecido no meio técnico, são uma das principais causas de morte em vários locais.
Por ser uma doença silenciosa, o câncer muitas vezes só é detectado em estados avançados e, nesses casos, as chances de cura diminuem consideravelmente. Além disso, os tratamentos mais comuns a essa patologia, como a quimioterapia e a radioterapia, são extremamente agressivas ao organismo e o caminho até a cura torna-se uma verdadeira luta pela sobrevivência.
No blog, pretendemos abordar de maneira simples as principais causas dos tipos de câncer mais frequentes e agressivos, como o câncer de pulmão, e, com isso, mostrar que uma mudança de hábitos pode fazer grande diferença na saúde. Queremos mostrar como o tabagismo, os maus hábitos alimentares, o alcoolismo, os medicamentos, a radiação solar, para citar alguns exemplos, podem contribuir para aumentar os riscos e a probabilidade de se desenvolver um câncer.
Pretendemos também comentar artigos lançados sobre câncer, a fim de facilitar seu entendimento para todas as pessoas independentemente de seu nível de informação sobre o assunto.  Comentaremos os temas abordados na semana de combate ao câncer realizado pela liga de combate ao câncer da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) nesse ano.
Indicaremos links de sites onde o visitante do blog pode encontrar mais informações sobre o assunto, como o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Almejamos trazer informações de como funciona, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), centro onde são tratados pacientes diagnosticados com câncer.
Temos como objetivo tirar um pouco do medo associado à palavra câncer, mostrando que já existem tratamentos muito eficientes e que a cura ocorre em grande parte dos casos. Mostrar que é uma doença que está intimamente ligada aos nossos hábitos e que, muitas vezes, podemos nos prevenir com pequenos atos.
Para um entendimento inicial do público leigo vamos definir em linhas gerais o que vem a ser um câncer, seus fatores causadores: internos (bases genético-hereditárias) e externos (meio ambiente), como surge um câncer, como se comportam as células cancerosas, como é o processo de carcinogênese, como nosso organismo de defende.
Vamos dividir o blog em sessões logicamente distribuídas, de forma que os visitantes possam rapidamente se familiarizar com o site e que possam, principalmente, usufruírem todas informações ali disponibilizadas.

Qualquer dúvida é só comentar ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário