Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cigarro e Câncer de Pulmão

Bom dia a todos e todas!
Hoje venho falar sobre um câncer que é o câncer que mais mata em todo o mundo.
É o câncer de pulmão. De acordo com o INCA exitem dois tipos principais de câncer de pulmão que são: pequenas células e não-pequenas células (85%). Já do ponto de vista histológico os tumores de não-pequenas células são divididos em: carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células(75% dos casos). Esse tipo de câncer está muito associado ao cigarro e sua fumaça.

Neste post irei ressaltar a associação do câncer com o hábito de fumar. Esse hábito moderno vem causando transtornos para a sociedade tanto fumante como não-fumante (fumante passivo). Estudos relatam que a fumaça do cigarro contém mais de 60 produtos químicos cancerígenos.


Vou descrever uma forma mais acadêmica de como a nicotina age sobre as células pulmores:
Um derivado da nicotina NNK é semelhante aos agonistas dos receptores β-adrenérgicos e podem ativar esses receptores das células epiteliais pulmonares. Essa ligação dá o sinal necessário para a célula começar a se proliferar. Isso demonstra que a nicotina tem ação sobre o início do câncer de pulmão. O adenocarcinoma é causado por uma cascata de reações que envolve o AMP cíclico(cAMP) e a proteína cinase A (PKA) resultando na síntese de DNA e proliferação da célula. Todos esses esquemas estão envolvidos no sinal da proliferação celular como mostra o esquema abaixo:
O câncer é desencadeado nesse caso pelo aumento dos Transcription factors (Fatores de trancrição) que aumentam a Proliferation (Proliferação).
Este é apenas um dos exemplos de como a nicotina está relacionada ao desenvolvimento do câncer de pulmão. Em um estudo publicado no "Chinese Journal of Cancer" ele mostra outras interações da nicotina com a carcinogênese. O hábito de fumar é o principal fator de risco pra se desenvolver esse câncer tão letal.

No fim das contas o que foi dito aí em cima, de uma forma mais didática, é que a nicotina interfere no ciclo celular causando alterações dignas de provocar um câncer. Lembrando que esse é o câncer que tem maior letalidade relacionada a ele. (Matou 20.622 no Brasil em 2008)



O vídeo abaixo se intitula Anti-smoking Ad: Smoking Causes Emphysema, Lung Cancer (Anúncio de Anti-Tabagismo: Fumar causa enfisema e câncer de pulmão) mostra o caminho da fumaça do cigarro até o pulmão:

Recentemente a Rede Globo começou uma série interessante chamada "Brasil sem Cigarro" na qual o médico Dráuzio Varella dá dicas de como parar de fumar. Essa iniciativa é boa já que uma rede de televisão aberta está incentivando a melhorar os hábitos de saúde.
Segundo o INCA, o cigarro está associado a 90% dos casos de câncer de pulmão, então a medida preventiva principal é parar de fumar e de inalar fumaça de cigarro para se obter uma redução na incidência desse câncer. O ideal mesmo é nunca fumar e evitar ao máximo ambientes com fumaça de cigarro. O diagnóstico do câncer de pulmão é feito por radiografia do tórax e tomografia computadorizada.
O hábito de fumar também está associado a outros tipos de câncer como o câncer de boca.
Então galera, não fumem ou parem de fumar o mais rápido possível! 

A sua saúde agradece!


Um comentário: