Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Câncer de Laringe


Recentemente foi diagnosticado no nosso ex-presidente, Lula, um câncer de laringe. O tumor é maligno possuindo entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e está localizado próximo das cordas vocais, na parte superior da laringe, supraglote, (figura 1). Lula além de beber fumou durante várias décadas e só parou recentemente. Esse tipo de câncer atinge principalmente homens em idades avançadas e é dividido em glótico e supraglótico.
Figura 1- câncer de laringe do ex- presidente Lula 


As principais causas são os carcinógenos do tabaco e do álcool, fatores genéticos,  alimentação, como carne vermelha, pimenta, falta de vitaminas A e C e produtos químicos utilizados na indústria metalúrgica, petrolífera e de plástico. Exemplos de produtos industriais comuns em causar câncer de laringe são o amianto, gás mostarda e ácido sulfúrico. Além dessas causas há estudos que falam sobre o risco do HPV (16 e 18), para esse tipo de câncer. Esses fatores diminuem o revestimento natural da mucosa da laringe e podem causar uma multiplicação celular exagerada. A vitamina C possui um mecanismo de proteção por inibir a formação de compostos N-nitrosos, presentes no cigarro. Já no álcool, estão presentes, entre outros compostos o acetaldeido que pode estar relacionado com a inibição do mecanismo de reparação do DNA. Outro problema que pode gerar o carcinoma de laringe são os refluxos faringo-laríngeo que irritam as células epiteliais e podem causar uma mutação.
Os oncogenes mais relacionados com o câncer de laringe são a ciclina D-1, H-ras, c-myc, EGFR. O gene do receptor do fator de crescimento epidermal (EGFR), localizado em 7p12, codifica um receptor transmembrana que se liga ao fator decrescimento epidermal (EGF), fator de crescimentotransformante alfa (TGF-α) e outras proteínas regulatórias (COLOMBO, J; RAHAL, P; Alterações genéticas em câncer de cabeça e pescoço).
O EGFR participa da ativação da tirosina quinase que esta envolvida no crescimento do tumor por inibir a apoptose e ainda promover a angiogênese e metástase. A ciclina D-1 esta relacionada à metástase em linfonodos. E a expressão da enzima ciclo-oxigenase-2 (Cox-2) contribui estimulando mutagênicos, metástase, angiogênese e inflamações.
O câncer de laringe pode gerar tanto tumores benignos como malignos. Os benignos, normalmente, se localizam no vestíbulo laríngeo e possuem crescimento lento. E os malignos são tumores de células escamosas, por isso são mais freqüentes.
Os sintomas desse câncer incluem rouquidão, dificuldade em engolir, dor de garganta e até dificuldade para respirar. São exemplos de tratamentos a radioterapia, quimioterapia e cirurgia, sendo que esta última só é indicada em último recurso, pois pode deixar seqüelas na fala e na deglutição de alimentos.




REFERÊNCIAS

COLOMBO, J; RAHAL, P; Alterações genéticas em câncer de cabeça e pescoço.   5 agosto. 2008. p. 165-174

BARBÓN, J; BARBÓN, C; MONDINO, M. Cáncer de laringe. Separata 2007. v.15.número 7.

MIRANDA, G; LABRÍN, L. Cáncer de laringe. Abril 2003. v.14.número 2

Postado por: Lara Cristina Ribeiro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário