Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O medicamento do momento VICTOZA!!!


Caixa do medicamento victoza

Fabricada pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk, a liraglutida foi lançada no mercado recebendo o nome comercial de Victoza. Atualmente é o medicamento mais falado na mídia e pela própria população, porém sua fama não vem do real motivo da sua criação, atuar como um remédio antidiabético, e sim dos surpreendentes resultados que ele está mostrando como emagrecedor. A liraglutida imita a ação do hormônio GLP-1 (glucagon like peptide-1), produzido e secretado pelas células L do intestino, que está relacionado com a sensação de saciedade e com a produção de insulina. A chegada do alimento ao íleo, parte final do intestino delgado, estimula a síntese de GLP-1. No intestino ele atuará reduzindo os movimentos intestinais de contração, causando um prolongamento da satisfação alimentar. Ao cair na corrente sanguínea o GLP-1 atinge o pâncreas, onde estimula a secreção de insulina pelas células beta. Quanto mais alta estiver a glicemia do indivíduo, maior a intensidade da ação desse hormônio no pâncreas induzindo grande liberação de insulina. Por esse motivo o medicamento Victoza é utilizado no tratamento de diabetes mellitus tipo 2, pois atua como um GLP-1 sintético ficando no corpo por 24 horas , enquanto que o hormônio produzido pelas células L do fígado estende sua ação apenas por 3 minutos. Para os diabéticos a liraglutida estimulará a secreção de insulina por um tempo prolongado, devido à alta glicemia destes, sendo um tratamento eficiente para a doença. Porém, este remédio tem sido largamente utilizado com outra finalidade: a de emagrecedor. Estando esta relacionada ao maior tempo de ação da liraglutida quando comparada ao hormônio natural, ambos estimularão o envio de sinais elétricos ao hipotálamo que interpretará como sensação de saciedade, mas ela permanecerá por um tempo bem mais elevado nos consumidores do Victoza, gerando redução no consumo de calorias com consequente emagrecimento.


Atuação do hormônio GLP-1


As pessoas que estão tomando esse medicamento para emagrecer geralmente não possuem diabetes, mas também não precisam se preocupar com o estímulo da secreção de insulina causada pelo liraglutida, pois quando a glicemia se encontra em níveis normais a produção normal de insulina não é alterada. O laboratório produtor do Victoza está realizando vários testes para ver se a eficácia mostrada pelo medicamento como emagrecedor não é comprometida por algum efeito colateral, que possa representar risco ou dano à saúde dos indivíduos, e para que assim o remédio passe a ser comercializado com tal objetivo. Até o dado momento os efeitos colaterais estão sendo náuseas, dor de cabeça e diarreias, sendo estas apresentadas principalmente no início do tratamento.

E agora relacionando um pouco o medicamento Victoza ao nosso blog.  Nos testes realizados tentou-se observar se existia alguma relação entre a ingestão de liraglutida e o câncer de tireoide. Pois, o hormônio GLP-1 possui a capacidade de se ligar aos receptores de calcitonina das células C da tireoide, e assim aumentam a expressão do gene responsável pela síntese desse hormônio e estimulam sua liberação. Esse quadro pode gerar uma hiperplasia das células C, podendo posteriormente ocorrer uma evolução causando câncer de tiroide. Nos experimentos realizados com roedores ocorreu a hiperplasia das células C, porém quando realizados em macacos não se obteve esse mesmo resultado. Isso pode ter uma provável explicação na menor expressão do receptor para GLP-1 em células C tireoidianas dos primatas, em consequência não se encontrou aumento da liberação de calcitonina em primatas. Nas pesquisas feitas em humanos os resultados são similares aos encontrados nos macacos. De qualquer forma a droga é contraindicada para pacientes com histórico familiar de câncer de tiroide, pois não se sabe ainda qual será a relevância dos resultados obtidos nos ratos para os seres humanos.
O medicamento Victoza é utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2. Essa doença se não tratada potencializa o risco de aparecimento de alguns tipos de câncer, como já foi postado em nosso blog no post diabetes e câncer, não deixem de ler. Por isso, podemos considerar que esse medicamento talvez ajude na prevenção do câncer, pois diabetes e obesidade estão relacionadas ao surgimento de neoplasias.

Caneta para aplicaçao do victoza

Fontes: Revista VEJA, edição 2233, n. 36, de 7 de setembro de 2011, p. 98-104, seção Saúde: Menos Sete, Menos Dez, Menos Doze Quilos!


Postado por: Carla Borges Santos

6 comentários: