Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Chá verde e o câncer



O chá verde é constituído entre outras substâncias pelos flavonóides e catequinas. A catequina é muito conhecida quando relacionada a estética, pois uma de suas funções é no  emagrecimento, mas a função mais importante atualmente esta relacionada a um fator que leva a destruição de células cancerígenas. Os flavonóides podem ter ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-hemorrágica também. As propriedades da catequina estão relacionadas com a presença em sua estrutura de radicais ligados aos seus anéis. Os radicais hidroxil na posição 5’ e 3’ do anel B foram capazes de induzir apoptose da célula e a adição de um grupo 3-Ogalato na posição cis aumenta sua atividade na apoptose e no combate a radicais livres.

Estrutura típica das catequinas

Os radicais livres fazem lesões no tecido e são exemplos o ânion superóxido, o radical hidroxil, óxido nítrico e o peróxido de hidrogênio. A atividade antioxidante das catequinas deve-se ao mecanismo de transferência de elétron delas para os radicais livres estabilizando-os.


O principal agente quimiopreventivo da catequina é a epigalocatequina-3-galato (EGCG), que quando isolada induz a apoptose em células tumorais. Isso é possível pela grande afinidade da EGCG com a camada lipídica da membrana celular que permite a entrada no núcleo das células tumorais.

Exemplo de catequina (EGCG)


A EGCG pode inibir a característica invasiva da célula tumoral e a angiogênese por meio da retirada de radicais oxigênio evitando a nutrição, crescimento da massa tumoral e metástase. Ela também bloqueia o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e induz a apoptose de células tumorais endoteliais. Estudos mostram que o consumo do chá verde aumenta a concentração na célula tumoral de dexorrubicina- substância que ataca as células neoplásicas-, mas não aumenta nas normais.


A inibição do fator NF-KB pela EGCG resultou em ativação das caspases levando a apoptose de células tumorais (WAITZBERG, D. L.; RAVACCI, G. R. Chá Verde e Câncer). A EGCG também prejudica a ação da uroquinase, que é uma hidrolase que degrada a membrana interna e a matriz extracelular. Outras proteínas (metanoproteinases) também são impedidas pela EGCG de degradar a membrana celular por evitar a ligação que esta faz com o zinco nas metanoproteinases.


De acordo com os estudos do artigo O chá verde e suas ações como quimioprotetor,  as catequinas do chá verde têm demonstrado várias atividades quimioprotetora importantes que poderão prevenir e tratar diferentes tipos de câncer, como por exemplo, no câncer de pulmão, pois em ratos constatou-se a inibição da proliferação celular e a indução a apoptose nas células cancerígenas e também no câncer de pele quando aplicada à pele do rato previne a lesão induzida pelos raios UVB devido a sua ação antioxidante, diminuindo a formação de radicais livres.


REFERÊNCIAS

SCHMITZ, W.; SAITO, A. Y.; ESTEVÃO, D.; SARIDAKIS, H. O. O chá verde e suas ações como quimioprotetor. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 2, jul./dez., 2005. p.119-130.

WAITZBERG, D. L.; RAVACCI, G. R. Chá Verde e Câncer. In:_____Dieta, Nutrição e Câncer. 1.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2006. p. 715-723.


Postado por: Lara Cristina Ribeiro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário