Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sedentarismo e Câncer

Galera do sofá, hoje o post é para vocês!

Mas o que é sedentarismo, afinal?
O sedentarismo é uma condição caracterizada pela falta de exercícios físicos regulares suficientes para a vida de um indivíduo, podendo trazer-lhe riscos à saúde. Sedentarismo não significa a falta de prática de esportes, uma vez que há vários exercícios físicos como limpar a casa, caminhar até a faculdade,etc, permitindo que o indíviduo praticante de tais exercícios não seja classificado como sedentário. O termo-chave para o sedentarismo é: pequeno gasto energético, uma pessoa sedentária possui um reduzido gasto energético devido à falta de exercícios físicos regulares.

É comprovado na literatura que pessoas sedentárias possuem maior predisposição a desenvolver certos tipos de câncer, dentre os quais podemos citar:


- Câncer de cólon

- Câncer de próstata
- Câncer de endométrio
- Câncer de pâncreas
- Câncer de mama


Estima-se que o sedentarismo está associado a aproximadamente 5% de todos os casos de morte por câncer. A prática de exercícios físicos regulares tem sido associada não somente à menor predisposição de desenvolver um câncer, como também diminui a reincidência e aumenta a possibilidade de cura. Estudos recentes apontam que os principais tipos de câncer prevenidos com a prática de exercícios são bastante prevalentes na população: câncer de próstata, mama e intestino. Entretanto a causa de o sedentarismo ser tão influente na oncogênese não está completamente elucidada na literatura.

A relação dos exercícios físicos e a oncogênese pode ser evocada por diversos mecanismos biológicos. Os de maior aceitabilidade no meio científico considera que o trabalho muscular reduz:
   -   a concentração de insulina na corrente sanguínea

 - fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo

   -   quantidade de radicais livres

A concentração de insulina na corrente sanguínea tem sido associada ao câncer, uma vez que colaboram para o efeito de IGF-1 (fator de crescimento associado à insulina tipo 1), que atua na regulação do crescimento das células musculares e aumenta a suscetibilidade de células do organismo a se tornarem cancerosas.



Os fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo são capazes de estimular a multiplicação das células malignas.

 
O aumento dos radicais livres, conforme a postagem sobre a relação do álcool e o câncer, é capaz de causar dano à molécula do DNA, podendo levar a uma alteração genética que promova a oncogênese.

Além disso, há um componente do sistema imunitário que é a imunidade anti-tumoral, que tem como um de seus mediadores o sistema de fagócitos mononucleares (monócito-macrófago). Tal sistema de fagócitos é significativamente estimulado pelo stress induzido pelo esforço físico, o que contribui para explicar a relação existente entre o sedentarismo e o câncer.

Hoje, o exercício físico regular é utilizado como forma tanto de prevenção como de tratamento do câncer. Ser sedentário como mostra acima traz vários malefícios além da maior propensão à desenvolver o câncer.

Referências bibliográficas
- http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr.2/08.pdf
- http://www.yourhealthbase.com/database/a109h.htm
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-67202011000200004&script=sci_arttext


Nenhum comentário:

Postar um comentário